Caixa de contos · Velhos hábitos

Um trem de possibilidades {Caixa de contos}

trem
(Reprodução: Tumblr)

Estou em um trem sem destino. Eu, pelo menos, não sei para onde ele vai. Estou mais preocupado com o final da história do livro que estou lendo há duas semanas. O maquinista continua dizendo que em caso de chuva, não se deve descer à via. Paro, penso. Não quis tirar os olhos do livro, mas tenho quase certeza de que o céu estava azul e envolto de estrelas. Um emaranhado de estrelas. Estrelas! Como é ruim não poder vê-las daqui.

Tento continuar com a leitura, mas os pensamentos já me dispersaram. Escuto todas as vozes ao meu redor. O que essas pessoas tanto falam? Será que acontece tanto em um só dia para render vários assuntos? Ou é um só assunto interminável?

Levanto os olhos para ver os seus rostos. Pessoas cansadas que trabalham, estudam e voltam para seu destino, praticamente prestes a recomeçar tudo. Essas pessoas com seus estilos, gostos e personalidades completamente diferentes se encontram no mesmo vagão e partilham aqui um pouco do seu dia enquanto passam de estação em estação.

Começo a pensar em probabilidade. Quais são as chances de encontrar exatamente essas mesmas pessoas no mesmo lugar? O que trouxeram todas elas até aqui?

De repente quero saber mais de suas histórias: O que fazem e de onde vieram? Qual é o peso dos dias que carregam em bolsas, malas e mochilas? Será que encontrarei com elas novamente e terei a chance de conhecê-las mais? Assim …de longe?

A essa altura o livro já estava fechado. Olho em volta e vejo alguns que estão embrulhados em sonhos, outros que sorriem, outros com música soando alto nos ouvidos e outros, como eu, que gostam da companhia dos livros (mas esses não se dispersaram no andamento da história).

Escuto o maquinista dizer que essa é a parada final e que temos que ter cuidado com o vão entre o trem e a plataforma. Desço em segurança e sento no banco mais próximo. Abro o livro e espero o próximo trem vir para começar tudo de novo.

2 comentários em “Um trem de possibilidades {Caixa de contos}

Deixe um comentário

