Ser feliz · Viver

Você é feliz consigo mesma?

Be you

 “A perfeição é a doença da nação” – Pretty Hurts, Beyonce.

Beleza é relativa, é diferente para cada um e não pode ser definida entre o certo e o errado. Não existe padrão de beleza, não existe o que temos que ser e o que deveríamos ser. Existe o que somos e o que queremos ser.

Essa é a terceira vez que eu abordo esse tema, as outras duas foram para o site O TREM. A primeira matéria é sobre a imposição da magreza pela sociedade (AQUI) e a segunda é o que essa imposição traz como consequência para as mulheres, de maioria, adolescente. – A segunda matéria, a qual eu titulei de “Ana e Mia, deixem as meninas em paz!”, ainda não saiu no site, mas assim que for veiculada, irei postar na página do Face para vocês conferirem. –  Só para fazer uma síntese, ela trata sobre os distúrbios alimentares, Anorexia e Bulimia, que são apelidadas pelas meninas que se dizem adeptas a esse estilo de vida.

Como todos devem saber, a Anorexia e a Bulimia são doenças graves que podem levar à morte. Preocupa-me essa visão distorcida que muitas pessoas têm de si mesmas, me assusta pensar aonde tudo isto irá nos levar.

Qual é a razão de tudo isso? Qual é a razão de sofrer para alcançar um “padrão”? “Minha aspiração na vida é ser feliz” diz Beyonce na música “Pretty Hurts” que trata sobre o sacrifício em nome da beleza.

 “A anorexia faz com que a vida vire um pesadelo. Diariamente me deparo com vários casos que chocam pela gravidade da doença. Muitos jovens não resistem… Outros conseguem batalhar para enfrentar o problema. E eu sou uma das sobreviventes do transtorno alimentar!” É assim que começa o depoimento da Fernanda Fahel, que resolveu criar um blog, o Despedida de Ana e Mia, para falar das suas experiências, compartilhar depoimentos de outras pessoas que se recuperaram e, principalmente, dar apoio às meninas que passam por isso.

Conheci o blog da Fernanda enquanto fazia pesquisas para a matéria sobre anorexia e bulimia. Animei-me ao saber que alguém, que sabe exatamente como a realidade do transtorno alimentar, tenha tido uma iniciativa tão nobre, que com toda certeza, deve ajudar muitas pessoas.

É claro que eu gostaria de mudar algumas coisas em mim mesma, e acho que muitas mulheres gostariam também, mas não estou disposta a sofrer por isso, a colocar minha vida em risco por isso, a me sentir mal todos os dias por isso. Sabe, tem coisas muito mais importantes na vida que beleza, ser feliz é uma delas. Não deixo nada disto tirar meu sorriso e minha alegria.

Eu não iria fazer esse post agora, mas não resisti depois de ver o clipe de “Pretty Hurts”. Quando ouvi a letra, senti que devia falar sobre isto aqui. “Acredito que garotas felizes são as mais bonitas”, já dizia Audrey Hepburn, e não tem nada melhor no mundo do que ser feliz consigo mesma.

 

 

7 comentários em “Você é feliz consigo mesma?

  1. Achei a ideia do post sensacional. Não devemos sofrer pra pagar o preço de querer ficar bonita ou colocar a nossa vida em risco. Conheço uma menina que já sofreu de bulimia, felizmente ela conseguiu se recuperar, mas sei que com muita gente não é assim. É algo muito difícil. Às pessoas só tem que perceber que essas doenças podem ter um final extremamente infeliz; mas acho que quem tá doente não consegue perceber que precisa de ajuda.
    É complicado não querer se encaixar num padrão. De vez em quando eu também quero, porque as pessoas (principalmente os adolescentes) julgam demais, as pessoas se baseiam muito na imagem, no cabelo, na maquiagem, no corpo, e não em quem realmente os outros são.

    1. Realmente Ana, é muito complicado. As pessoas julgam muito e nós temos tendência em escutar mais a opinião dos outros sobre nós do que as nossas próprias concepções. Eu espero que esses casos diminuam cada vez mais, até que acabem completamente. Por enquanto, podemos sempre tentar ajudar as pessoas que estão a nossa volta (e talvez as que não estão também) a superar tudo isso. Beijos

  2. É exatamente isso! Contentar-se com o que realmente somos, procurando evoluir, desde que no caminho certo. Isso sim é ser feliz! Aceitar-se é o primeiro passo, se você se ama, e confia em si mesma, faz com que o mundo sinta o mesmo em relação a você!

    Beijos, e Pausa pra TPM
    A vida é feita de Pausas, acesse: http://www.pausapratpm.com , e saiba do que estou falando…

  3. Oi Bruna! Muito importante a mensagem que você passou com seu texto. Hoje em dia muitas pessoas acreditam que só serão felizes se seguirem determinados padrões de beleza. Mas somos únicos e belos da maneira que somos, e precisamos aprender a gostar de nós mesmos, ainda que tenhamos uma gordurinha aqui e ali, e ainda que o que enxerguemos no espelho não seja considerado “perfeito” pelos padrões contemporâneos.

    Se quiser, dá uma passadinha no meu blog: diasdesol.com.br

    Tô curtindo sua página do facebook, a minha é https://www.facebook.com/blogdiasdesol, se quiser curtir, ficarei feliz!

    Beijão.

    Vivian – diasdesol.com.br

    1. Infelizmente mesmo Lare. Eu estava pesquisando bastante sobre Ana e Mia ultimamente e fiquei muito tocada com as coisas que encontrei. Mas, não custa nada a gente tentar ajudar, mesmo que de longe. Beijão

Deixe um comentário

