Caixa de contos · Comportamento

Falar ou não falar? Eis a questão. {Caixa de contos}


elevador

Eram dez horas da manhã e eu esperava em frente à porta a chegada do elevador. Percebi que alguém estava do meu lado, mas não quis tirar os olhos da mensagem do celular. A luz do botão que eu tinha apertado dois minutos atrás, apagou. Só quando a porta se abriu percebi que era ele. Ele! Fiquei inquieta, ele parou na minha frente e me encarrou por frações de segundos.

Eu não o conheço e nunca trocamos mais que um bom dia no meio de administradores sérios preparando-se para mais um dia de trabalho. Penso em falar bom dia, um oi talvez. Será que não seria apropriado? Não, ficarei quieta! Mas, se não falar nada acho que parecerei mal educada. Tantas variantes. Ele é do trabalho, então acho que um pouco de simpatia não me custaria nada, só ajudaria. Digo “Oi” e fico esperando o elevador subir lentamente de andar em andar.

Antes de chegar ao sétimo, o elevador para duas vezes: uma no segundo andar para um homem de 30 anos entrar e a outra no quinto andar para o mesmo homem descer. Durante todo esse tempo ficamos quietos. Eu quero olhar para o lado, mas resolvo que é melhor me segurar.

Meu fone de ouvido está berrando as músicas e é claro que ele consegue ouvir. Penso em abaixar o volume, mas para quê se ele já ouviu?

Chego no sétimo andar e um “tchau” sai automaticamente da minha boca. Ele, que estava indo para o oitavo andar, respondeu, mas não deu tempo de olhar para trás. Talvez se olhasse deixaria algo transparecer. Foi melhor assim.

Passo o dia trabalhando e finalmente chega a hora de ir descansar. Encontro com ele e digo mais um “olá”. Dessa vez ele sorri e nossa longa conversa de elevador recomeça até a porta atrás de nós se fechar.

Deixe um comentário

