Livro

Ler livros em inglês

John Green
Foto: We heart it

Desde que comecei a me interessar por inglês eu tento ao máximo aprender sozinha. Comecei com as músicas americanas, que eu já gostava, então me ajudou bastante. Há pouco tempo, comecei a assistir séries com áudio e legenda em inglês e, ás vezes, me arrisco a assistir sem nenhuma legenda para ver como anda a minha escuta em inglês. Todas essas são práticas muito boas que ajudam a aprender por conta própria, mas tem mais uma que é ler livros em inglês e eu vou falar disso agora.

Bom, já fazia alguns meses que eu estava querendo um livro em inglês para ler e ver se conseguia entender a história toda. Comecei tentando com “Orgulho e Preconceito” – que é uma história que amo – mas, infelizmente, não consegui. Eu já tinha lido o livro em português e por isso achei que seria mais fácil para entender, mas como a escrita é muito formal, a leitura se torna mais difícil. Então, se em português já era um pouco complicado, em inglês acabou ficando ainda mais.

Depois dessa experiência não muito boa, eu estava a procura de um livro fácil de ler e acabei comprando “Paper Towns” e “An abundance of Katherines”, ambos do John Green. Como eu tinha lido “A culpa é das estrelas”, já sabia que era um livro fácil de ler e por isso mesmo a leitura fluía muito bem.

Pois bem, optei por ler “Paper Towns” primeiro e apesar de não entender palavra por palavra do livro, consegui entender o conceito em quase todas as passagens e pelo contexto que estava sendo contando, acabei aprendendo algumas palavras novas, o que foi ótimo.

Comecei agora a ler “An abundance of Katherines” e tenho que dizer que está mais fácil de ler, pois estou me acostumando. No começo eu ficava parando e voltando, mas agora estou mais atenta e conseguindo levar com mais facilidade. Ainda não entendo todas as palavras e ainda estou longe de ser fluente (Aliás, acredito que fluente mesmo só poderei me considerar quando ter a experiência de ficar em tempo morando fora e só ter o inglês como forma de me comunicar), porém, sinto que estou aprendendo mais do que aprendi em algumas aulas que fiz em escolas de idiomas.

Três dicas para quem quer ler em inglês:

Esses são só alguns pontos que eu percebi nessa experiência de completar a minha primeira leitura em outro idioma, mas caso perceba outras coisas que podem ajudar, eu vou atualizando aqui.

  1. Saiba qual é o seu nível de inglês e escolha um livro tendo isso como ponto de referência. Se escolher um livro complicado de ler, sendo que seu nível é um básico/intermediário, você vai acabar ficando desmotivado a continuar tentando.
  2. Não tenha pressa. Assim como foi quando você começou a ler livros em português, você terá algumas dificuldades, então se precisar voltar a página inteira para entender melhor, volte.
  3. Tente entender o contexto sem se prender muito ao significado de todas as palavras. Eu, como ainda não conhecia algumas palavras, comecei a focar no contexto geral da frase ou do parágrafo. Dessa forma você aprende algumas palavras novas e acaba fixando melhor do que se fosse procurar cada uma no dicionário.

Se alguém tiver interesse, os livros da Rainbow Rowell também são ótimos para quem quer começar nessa jornada, estou louca por Fangirl e Landline.

Se você já leu livros em inglês, sinta-se a vontade para contar a experiência.

 

Um comentário em “Ler livros em inglês

Deixe um comentário

